VOLTAR PARA O BLOG

Você conhece a história do surgimento da embalagem?

Enviado: 20 Abril 2018 postado por: Embalagens Nascimento

Você sabia que as embalagens surgiram há mais de 10mil anos? Obviamente não eram feitas nos formatos e com os produtos que conhecemos hoje, as primeiras embalagens utilizadas foram os troncos de árvores, as conchas, os crânios de animais, as folhas de árvores ou os tecidos. É possível que uma das primeiras utilizações da embalagem tenha sido na pré-história, quando o Homem começou a envolver carne crua em folhas de árvore. O papel terá sido outro dos primeiros materiais de embalagem. Muito provavelmente pelos chineses antigos e juntamente com as cascas tratadas.

Durante décadas, séculos, milênios, a embalagem não recebeu grandes inovações – ainda que os descobrimentos e as novas rotas marítimas tenham impulsionado o desenvolvimento de embalagens mais resistentes. Assim, saltamos para 1815, quando Napoleão Bonaparte ofereceu um prêmio a quem desenvolvesse uma forma de manter os alimentos frescos durante as viagens. Foi nesta altura que surgiram as indústrias de processamento de alimentos e as latas descartáveis.

A Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial vieram acelerar a tendência de produtos embalados individualmente, mas foi depois da Segunda Guerra Mundial que surgiram novas necessidade de conservação dos alimentos e de prolongar o seu tempo de exposição na prateleira.

A evolução continuou e cada vez mais rapidamente. Com a abertura de grandes supermercados e hipermercados inúmeras inovações foram feitas na produção de embalagens. As novas embalagens deveriam permitir que os produtos alimentares fossem transportados dos locais de produção para os centros consumidores, mantendo-se estáveis durante longos períodos.

Atualmente as embalagens são utilizadas não só como forma de armazenar alimentos, mas também como meio de propaganda e promoção de marca de estabelecimentos, sendo também parte fundamental do marketing da empresa.